Formação para o Reforço das Capacidades dos Operadores Judiciários para a Prevenção e o Combate à Corrupção

No âmbito do programa Íntegra, realizou-se com o apoio do CFJJ, entre os dias 19 e 23 de Fevereiro, uma formação para o “Reforço das Capacidades dos Operadores Judiciários para a Prevenção e o Combate à Corrupção”, uma das instituições responsáveis pela implementação de actividades componente I.

O objectivo foi efectuar o diagnóstico do modelo de formação inicial de Magistrados e de Oficiais de Justiça e capacitar os formadores sobre a elaboração de um curriculum baseado em competências, com a Assistência Técnica da Escola Nacional da Magistratura da França (ENM) .

A primeira etapa foi a realização de encontros com os formadores do CFJJ, bem como a visita ao 1º cartório da secção cívil e 2º cartório da secção criminal do Tribunal Judicial do Distrito da Matola.

A segunda fase foi a formação de formadores sobre a elaboração do curriculum e programas de estudo baseados em competências dos profissionais das carreiras da magistratura e dos oficial de justiça, que recebeu a visita do director da AECID.

Esta iniciativa faz parte do Projecto “Fortalecimento das capacidades dos operadores judiciários para a prevenção e o combate à corrupção”, que está a ser implementado com o financiamento da União Europeia, e a subvenção da AECID.

Assiste a reportagem na Íntegra