Acção de Formação Transparência e Comunicação das Instituições da Administração da Justiça

Acção de Formação Transparência e Comunicação das Instituições da Administração da Justiça

Durante os dias 2, 3 e 4 de Abril, decorreu no escritório do programa Íntegra, em Maputo, a acção de formação “Transparência e Comunicação das Instituições da Administração da Justiça“, com a organização do Observatório Permanente da Justiça (OPJ), associado ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), em Portugal, e o Centro de Formação Jurídica e Judiciária (CFJJ) e a Anima, Estúdio Criativo, ambos de Moçambique.

Esta actividade, que faz parte do programa Íntegra – “Apoio ao Combate à Corrupção em Moçambique”, teve como especial enfoque a melhoria das estratégias de informação e de comunicação das instituições do SAJ com a sociedade em geral, os meios de comunicação social e, mais especificamente, os seus utentes.

Com a formação, procurou-se melhorar as competências teóricas e práticas dos profissionais de justiça no que concerne à transparência e ao desenvolvimento de estratégias de comunicação que geram informações relevantes e acessíveis ao público, promovendo também a responsabilidade social.

Foram abordadas, ao longo dos três dias, temáticas como as recomendações internacionais de transparência, o enquadramento legal nacional e as directrizes para o desenvolvimento de estratégias de comunicação.

Através de discussões interactivas e exercícios práticos, os participantes puderam desenvolver uma compreensão mais profunda de como criar planos de comunicação eficazes adaptados às suas instituições.

Os formadores incluíram Tomás Vieira Mário (especialista em comunicação e liberdade de expressão, jornalista e docente universitário), Carlos Mondlane (magistrado e porta voz do Conselho Superior da Magistratura Judicial),Tina Lorizzo (responsável pela ligação com as instituições do sistema de administração da justiça do Íntegra), João Graça (mestre em comunicação e representante da Anima, Estúdio Criativo), e Ilda Samuel (especialista em comunicação e representante da Anima, Estúdio Criativo).