A Associação Moçambicana dos Oficiais de Justiça (AMOJ) iniciou, no dia 8 de maio, na cidade de Xai-Xai, uma campanha regional dedicada à divulgação do seu Código de Ética e Conduta, acompanhada da implantação de comissões de apoio jurídico e de ética para proteção e acompanhamento dos seus membros. A iniciativa, que abrange as províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, decorre ao longo de 15 dias e prevê visitar 12 distritos da zona sul do país.
A campanha visa não só promover os princípios éticos e deontológicos que orientam a atuação dos oficiais de justiça, mas também reforçar os mecanismos institucionais de proteção e garantir assistência jurídica adequada aos membros da AMOJ, especialmente aqueles envolvidos em processos disciplinares ou em situações laborais delicadas.
Para além da apresentação pública do Código de Ética e Conduta, a iniciativa está a criar, em cada distrito visitado, comissões locais de ética e apoio jurídico, que terão a responsabilidade de acompanhar casos internos e oferecer orientação legal aos oficiais. Esta ação, segundo a direção da AMOJ, representa um reforço concreto na defesa dos direitos e garantias profissionais da classe.