Magistrados do Ministério Público Defendem Integridade e Fortalecimento da Luta Contra a Corrupção

Realizou-se esta Terça – Feira, 14 de Maio, na Cidade de Maputo, o seminário “Formas de Combate à Corrupção e Mecanismos de Promoção da Integridade dos Magistrados do Ministério Público”, uma iniciativa organizada pela Associação Moçambicana dos Magistrados do Ministério Público (AMMMP), com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), no âmbito do Programa Íntegra.
O evento reuniu magistrados de diferentes níveis e instituições parceiras, para reflectir sobre os desafios e estratégias no combate à corrupção e na promoção da ética no exercício da magistratura.
Durante a sessão de abertura, o Presidente da Associação dos Magistrados do Ministério Publico – AMMMP, Dr. Helio Nuvunga, destacou a importância de se cultivar uma cultura de integridade, considerando que os magistrados são o garante da legalidade e da justiça.

Ao longo do dia, os participantes debateram temas como as causas e consequências da corrupção, os instrumentos legais de prevenção, o papel do Gabinete Central de Combate à Corrupção e as boas práticas institucionais.
Outro momento relevante foi a análise da ética e integridade no sector público, com especial enfoque nos conflitos de interesse, nepotismo e a importância dos mecanismos de controlo interno.
O seminário reafirmou o compromisso da AMMMP e da AECID em liderar e apoiar ações contínuas de formação e sensibilização, para garantir uma magistratura íntegra, confiável e ao serviço dos interesses dos cidadãos e do fortalecimento da transparência no setor da justiça em Moçambique.