Formadores do Centro de Formação Jurídica e Judiciária Aprimoram Habilidades em Ensino Baseado em Competências

Entre os dias 17 e 20 de Junho, o Centro de Formação Jurídica e Judiciária (CFJJ) da Matola foi o cenário de uma iniciativa destinada a aprimorar as capacidades pedagógicas dos formadores moçambicanos vinculados a essa instituição de formação de profissionais do sector da justiça. Sob a orientação de dois magistrados especialistas em formação de formadores da Escola Nacional da Magistratura de França (ENM), os formadores do CFJJ, numa turma de 20 profissionais, participaram de um curso intensivo de Formação de Formadores de Nível 1 em metodologias e técnicas pedagógicas de ensino baseado em competências.

O objectivo primordial desta formação foi capacitar os participantes para conceber e conduzir sessões de ensino baseadas em competências, cruciais para a formação de futuros magistrados e outros profissionais do Sistema de Administração da Justiça (SAJ). Durante cinco dias intensivos, os formadores do CFJJ foram submetidos à teoria e prática, explorando os fundamentos da abordagem baseada em competências e aprendendo a incorporar métodos activos em suas sessões de formação.

Com um público-alvo diversificado, composto por 20 formadores do CFJJ, incluindo magistrados, oficiais de justiça, advogados e sociólogos, a formação foi projectada para atender às necessidades específicas desse grupo heterogéneo de profissionais da justiça. A experiência e o domínio dos dois magistrados especialistas em formação de formadores, aliados à dedicação e comprometimento dos participantes, resultaram num ambiente de aprendizagem rico e colaborativo.

Ao final do curso, os 20 formadores saíram com um conjunto de habilidades pedagógicas, prontos para partilhar os seus conhecimentos com os outros colegas do CFJJ. Deste modo, com a nova capacidade de conceber e ministrar formações baseadas em competências, essa equipa está agora preparada para desempenhar um papel vital na expansão e aprimoramento do modelo pedagógico do CFJJ.

À medida que os participantes retornam às suas funções no CFJJ, o impacto dessa formação será sentido em todo o sistema judicial de Moçambique. Com os profissionais mais capacitados e engajados, o CFJJ está cada vez mais bem posicionado para cumprir com a sua missão de promover um sistema judicial transparente e eficiente, sustentado por profissionais competentes e íntegros.

Essa iniciativa, inserida no contexto do ÍNTEGRA, financiada pela União Europeia (UE) e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), tem como objectivo reduzir a corrupção em Moçambique e reforçar os mecanismos nacionais para a prevenção, o combate e o acompanhamento da corrupção. A componente de fortalecimento das instituições de justiça para prevenir e combater a corrupção abrange programas de capacitação, como o curso recentemente realizado no CFJJ, visando a formação de profissionais mais competentes e comprometidos com a justiça.