A visita do director da AECID a Moçambique fortalece o compromisso de apoio às medidas nacionais de combate à corrupção

No âmbito da sua visita institucional a Moçambique, em decurso entre os dias 19 e 23 de Fevereiro, o Director da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) visitou, no dia 20 de Fevereiro, o Centro de Formação Jurídica e Judiciária (CFJJ), parceiro estratégico do programa Íntegra. A delegação, que foi recebida pela Directora Geral do CFJJ, Elisa Samuel Boerakamp, teve a oportunidade de conhecer de perto as actividades do programa e os desafios existentes no âmbito do combate à corrupção no sector da justiça.

A delegação da AECID acompanhou a formação da comissão técnica para a revisão do modelo pedagógico do CFJJ, realizada no âmbito do Íntegra e ministrada pela Escola Nacional da Magistratura Francesa (Ecole Nationale de la Magistrature) e o curso de formação para o ingresso à magistratura fiscal.

Sucedeu-se uma visita guiada pelo espaço destinado às futuras instalações do centro de recrutamento e selecção do CFJJ, durante a qual a Directora, Elisa Samuel Boerakamp, explicou as reformas que serão introduzidas no âmbito do programa.

Posteriormente, realizou-se uma reunião onde participaram também o Centro de Integridade Pública (CIP) e a Associação Moçambicana de Juízes (AMJ), onde foi possível apresentar e enfatizar a importância da visão holística do programa, que prevê não só o reforço das instituições públicas, mas também da sociedade civil. Durante o encontro, foram destacadas as principais actividades desenvolvidas pelas diferentes associações de profissionais de justiça na promoção da ética e integridade dos seus membros, e do CIP na formação em jornalismo de investigação.

Esta visita reforça o compromisso da AECID em apoiar os esforços de Moçambique no combate à corrupção, promovendo a colaboração entre instituições e fortalecendo a formação jurídica e judicial no país.