No dia 5 de setembro de 2024, a Associação Moçambicana de Juízes (AMJ), com o apoio do programa ÍNTEGRA, promoveu uma mesa redonda em Maputo, reunindo associações de profissionais da justiça nacionais e internacionais. O objectivo foi discutir e trocar experiências sobre o Papel do Associativismo na Promoção do Estado Democrático de Direito.
Entre os oradores, destacaram-se o Dr. Geraldo Dutra de Andrade Neto, Director de Relações Internacionais da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), e o Dr. Ismael Diogo Silva, Presidente da Associação de Juízes de Angola (AJA).
A moderação ficou a cargo da Dra. Elisa Samuel Boerekamp, Diretora Geral do Centro de Formação Jurídica e Judiciária (CFJJ).
O evento também contou com a presença do Dr. Carlos Mondlane, Presidente da União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP), e de várias associações moçambicanas do sector, como a Associação Moçambicana de Juízas (AMJuiza), a Associação de Juízes da Jurisdição Administrativa (AJJA) e a Associação de Conservadores e Notários.
Esta iniciativa faz parte dos esforços contínuos para fortalecer as associações profissionais da justiça na luta contra a corrupção, um eixo estratégico do programa ÍNTEGRA – financiado pela União Europeia e cofinanciado pela AECID.